Patagonia Luso Expedition

A bicicleta e o desafio durante mais de 2000 kms

Ricardo

Nasceu em Pombal a 01Set de 1973

 

 

 Descobriu o gosto pela aventura desde que ingressou na carreira militar há 18 anos atrás no Corpo de Tropas Pára-Quedistas. Aqui aprendeu e desenvolveu competências que lhe são muito úteis para enfrentar longos períodos em autonomia.

Amante de todas as modalidades que libertam adrenalina, decidiu concluir uma licenciatura em Desporto para melhor as conhecer e enfrentar. Como atleta corre maratonas e pertence a uma equipa de corridas de aventura; na área do ciclismo, é treinador federado de equipas de BTT. Colabora com uma empresa de animação turística e como guia ou em autonomia já percorreu praticamente todos os Caminhos que levam a Santiago. Por Marrocos, Picos de Europa, Pirenéus ou Jordânia, as viagens em bicicleta são a sua paixão e consomem-lhe todo o tempo disponível.

Para o Ricardo, qualquer viagem de sonho está apenas a duas rodas de distância. Ele continua a pedalar porque desta forma chega sempre aonde quer ir.

2001 GR-22Aldeias Históricas; 2003 Caminho Francês (autonomia);2004 Al-Magrib, Via de La Plata (autonomia); 2005 Danúbio Bike Trail, Caminho Feancês, Lisboa Santiago; 2006 Benelux; 2007 Via de La Plata; 2008 Picos de Europa, GR -22 Aldeias Históricas; 2009 TransJordan; 2010 Caminho Primitivo, Caminho Norte, Via Turonensis (autonomia), Transpirenaica  

Filomena

        Nasceu em Lisboa a 02 Novembro de 1969

 Desde sempre atraída pelos grandes espaços e cenários naturais, começou a participar em Corridas de Aventura em 2001, tendo vencido uma prova internacional em Portugal (“Terras do Grande Lago Alqueva”, 2004) com a equipa Ecoatitude, e tendo inclusive participado na final do Campeonato do Mundo “Adventure Racing World Championship” (ARWC) em Portugal, em Dezembro de 2009. É filiada em Orientação em BTT desde há vários anos; triatleta federada desde 2009 e Ironman Finisher desde 2010.

 

Nos últimos anos viajou em bicicleta por diversos locais, de preferência em autonomia: em 2005, Caminho Francês a Santiago de Compostela (autonomia); 2006, Via de la Plata e Caminho Português (autonomia); 2007, Caminho Português e Caminho do Norte (autonomia), bem como a Travessia das Montanhas em Portugal (organização Ciclonatur); 2008, Picos de Europa e GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas (autonomia); 2009, Via de la Plata (autonomia) e Trans-Jordânia; e em 2010, Caminho do Norte (autonomia) e Transpirenaica.

 

Em termos de competições, realizou a célebreTransPortugal Garmin” em 2007, sendo até à data a única Finisher portuguesa que completou a prova classificada.

 

O ano de 2011 traz-lhe a possibilidade de conhecer a Patagónia e a Tierra del Fuego, além de ambicionar completar o mítico Ironman de Roth, na Alemanha.